domingo, 29 de março de 2009

A tradição já é o que era…

Finalmente, um bom sinal para o ensino em Portugal…com as contas que temos que fazer para aquilatarmos as possibilidades de nos apurarmos para o Mundial 2010, sem dúvida que a Matemática vai sair beneficiada.
A Selecção Nacional empatou a zero com a sua congénere Sueca, isto apesar de muito rematar e de ter dominado o jogo do princípio ao fim. O certo é que, independentemente das ocasiões de golo iminente, não conseguiram concretizar. Nos últimos três jogos, a Selecção não conseguiu um único golo…assim não dá!
Carlos Queiroz decidiu inventar e, num jogo em que só nos interessava a vitória, entrou em campo sem ponta-de-lança, com Danny a desempenhar essas funções!
Danny, portento de pujança física, junto àqueles baixotes e magricelas centrais Suecos…penso até que achou por bem não os humilhar e evitou o confronto físico com medo de os magoar…
Será que se esqueceu que tinha convocado o Hugo Almeida? Deve ter pensado que aquele tipo alto e forte era um jogador Sueco infiltrado…com aquele físico só podia ser…
Não que goste de ver o Hugo Almeida a jogar, muito pelo contrário. Tenho para mim que é um jogador muito pouco inteligente… Mas com centrais como os Suecos, era o único que os poderia colocar em sentido.
Mas não foi esta a única opção a merecer destaque pela negativa…
Deco também iniciou o jogo no banco, ficando Tiago com a responsabilidade de o substituir em campo. No entanto, este não conseguiu pegar no jogo como seria de esperar, num jogador que ocupa aquela posição.
Mesmo assim, Portugal criou situações mais do que suficientes para levar de vencida a contenda, nomeadamente por Duda, Simão, Danny, e Cristiano Ronaldo. Este último a falhar uma oportunidade flagrante, de cabeça, mesmo no final do jogo.
Precisávamos de um seleccionador Português para regressarmos aos bons velhos tempos…de calculadora na mão.

2 comentários:

Vimaranes disse...

Não poderia estar em total... desacordo :).

Face à escassez de soluções para o sector em causa, e porque Queiroz convoca - e quanto a mim bem - quem está em forma, só restava a solução Hugo Almeida. E acho, sinceramente, que Hugo Almeida não é um jogador que funcione bem no sistema usual da nossa selecção, por ser demasiado estático e passivo. Um jogador a menos. Aliás, bastará ver que no tempo em que esteve em campo, não fez um único remate.

Daí que a opção Danny me tenha parecido interessante. Um jogador mais móvel, a exemplo do que foi Nuno Gomes na selecção e que poderia trocar as voltas a centrais duros de rins, como são os suecos principalmente Melberg. Agora, o facto é que a solução Danny não funcionou. Esteve demasiado apagado e pareceu algo perdido e assim sendo à posteriori sim, foi uma aposta falhada, mas entendi a intenção e provavelmente com a falta de Nuno Gomes, por exemplo, teria tomado a mesma opção.

Mas por exemplo, Queiroz foi feliz nas adaptações de Duda e Pepe e acho que isso é importante referir.

Quanto ao resto, há objectivamente uma campanha contra Queiroz nos media e mesmo não o ilibando das responsabilidades desta péssima campanha, não creio que seja o culpado da selecção não ser capaz de aproveitar pelo menos uma oportunidade das muitas que queria, ainda para mais numa equipa com grandes desequilíbrios como é actualmente a nossa. Sem um grande guarda-redes, sem lateral.esquerdo, trinco e acima de tudo um matador.

slbaddicted disse...

Caro Vimaranes, concordo em absoluto com a análise feita a Hugo Almeida que considero um jogador que priveligia o contacto físico (e esse foi o único motivo porque achei que seria o ideal para o jogo em causa), mas não sabe jogar para o colectivo, além do que já referiste.
A opção Danny, a meu ver falhou porque, acima de tudo, o jogador não está rotinado na posição em causa.
Quando dizes que Queiroz escolhe os jogadores em melhor forma, concordo...mas penso que a forma de jogadores, como por exemplo Nuno Gomes, não deve ser analizada pelos golos que marcam, mesmo porque ele não marca muitos, mas devem ter em conta a forma de jogar, e quanto a isso, na minha opinião, Nuno Gomes é o jogador mais inteligente nessa posição. Apesar de pouco propenso ao choque, movimenta-se muito bem, e a jogar de costas para a baliza, é um dos melhores jogadores que conheço. Como tal, penso que seria uma boa opção.
Também concordo (apesar de não gostar de Queiroz), que o seleccionador está a ser "crucificado" pela comunicação social, isto porque a selecção apesar de não estar a conseguir resultados, joga melhor futebol do que com Scolari.
Das adaptações, gostei especialmente de Duda, perfeitamente à vontade a defender e bastante ofensivo. Pepe, já nos habituou a exibições de nível...apesar de não concordar com naturalizados na selecção.