domingo, 8 de março de 2009

Ninguém desarma na luta pelo título

Domingo...continuação da 21ª jornada. Académica x Trofense, V. Guimarães x Belenenses, E. Amadora x Braga e Naval x Benfica, foram os jogos hoje realizados.
Alguma expectativa em torno de todos eles, embora por motivos bem diferentes.
No primeiro, Académica e Trofense em luta desesperada por pontos que permitam fugir aos últimos lugares da tabela e assim à despromoção à 2ª Liga. A Académica levou de vencida a contenda através de um golo solitário de Sougou, obtendo assim 3 importantíssimos pontos que podem ser decisivos para a manutenção do clube na Liga Sagres, uma vez que aumentou para 10 os pontos que a separam da linha-de-água. O Trofense por sua vez, tem apenas 2 pontos de avanço sobre o penúltimo classificado, sendo que pode ver reduzidos para 1 caso o V. Setúbal vença o encontro de amanhã frente ao Nacional.
No jogo que opôs o V. Guimarães ao Belenenses, a curiosidade prendia-se com o facto de qualquer um dos clubes vir de uma sequência de maus resultados. O Vitória já não vencia um jogo para o campeonato desde a 17ª jornada (DDD), na qual venceu o Marítimo por 2-1. O Belenenses, no último posto da tabela classificativa, sem vencer desde a 14ª jornada (DEDEDE) quando bateu o Rio Ave fora de portas por 1-0.
Levou a melhor o Vitória, tendo vencido o encontro por 3-1, não sem antes passar por um susto quando os de Belém empataram o jogo a uma bola. No entanto a reacção dos Vimaranenses foi boa o que lhes permitiu vencer o encontro de forma folgada, afundando ainda mais o Belenenses na tabela classificativa.
Na Amadora, o Estrela local colocou-se em vantagem ainda no decorrer da 1ª parte do desafio, frente a um Braga brilhante na Europa, mas sem confirmar as exibições no campeonato. Na segunda parte o Braga equilibrou a contenda e chegou ao empate. No entanto, e logo de seguida, o Estrela voltou a colocar-se em vantagem, que só foi anulada pelos de Braga a 5 minutos do final do encontro, proporcionando assim a divisão de pontos. Assim, os do Minho continuam a não transpôr para o campeonato as boas exibições que tem practicado na UEFA, tendo inclusive o 4º posto ameaçado pelo Nacional que em caso de vitória no desafio de amanhã, ultrapassa os minhotos. Os jogadores do Estrela, mostraram uma vez mais que mesmo sem receberem os seus ordenados, continuam a lutar pelo clube, honrando assim a camisola que trazem vestida.
No último jogo do dia, o Glorioso venceu a Naval, num jogo difícil, marcado por um livre mal assinalado a favor do Benfica, e do qual viria a resultar o golo que selaria a vitória por 2-1.
O jogo practicamente começou com o 1º golo do Benfica, apontado por Aimar. Após o golo, e como já vem sendo hábito, os jogadores recuaram no terreno, permitindo à Naval tomar conta do meio-campo do Benfica e assim provocar alguns calafrios, sem no entanto criar qualquer situação de golo iminente.
Na segunda parte, mais do mesmo...com a Naval a conseguir o golo do empate num lance em que Marcelinho aproveitou da melhor forma um ressalto de bola na área encarnada.
A partir do golo dos homens da Figueira, o Benfica reagiu e tomou definitivamente conta do jogo. Di Maria após excelente desmarcação atirou uma bomba à trave, e o Benfica criou algumas boas situações para voltar para a frente do marcador.
O golo da vitória acabou por acontecer na sequência de uma falta mal assinalada pelo árbitro da partida que assinalou mão do defesa da Naval, quando na verdade a bola bateu na cara do jogador. Da conversão do livre, apontado por Reyes, Miguel Vitor (Mais uma grande exibição) desviou ao segundo poste, colocando a bola no poste contrário onde apareceu Katsouranis que não teve dificuldade em colocar a bola na baliza da Naval.
A vitória do Benfica é no entanto um resultado justo, visto que foi a equipa que criou mais situações de concretização.
A Naval provou mais uma vez ser uma equipa dificil de bater no seu reduto, como já o tinha provado ao vencer os Sapos por 1-0 à 7ª jornada e ao fazer com que os Lagartos tivessem muita dificuldade para vencer por 1-0 na 9ª jornada.
O que fica no entanto são os 3 pontos para o Glorioso, que assim se mantém a 2 dos Sapos e 2 à frente dos Lagartos continuando na corrida pelo Título Nacional.
BENFIIIIIIIIIIIIICA!!!

1 comentário:

Anónimo disse...

POOOOOOOORTO....
E quem nao salta é lampião....

Viva o Porto....