domingo, 22 de março de 2009

Lapso

Lucílio Baptista deu, esta noite uma entrevista na SIC, na qual assumiu o erro na análise ao lance, que ditou o golo do empate do Glorioso.
O juiz referiu que, nunca o assistente afirmou não ser penalty. Segundo o árbitro, as palavras do 1º assistente foram: “Não vejo, Lucilio…não vejo.”, ao contrário do que foi afirmado por alguns jogadores Lagartos.
Disse também, que na troca de impressões que manteve com o outro assistente, que “tinha o mesmo ângulo de visão” que ele, este lhe afirmou que tinha sido falta (“É penalty…é penalty.”).
Quando a pivot lhe perguntou se, quando assinalou a suposta infracção, tinha a certeza, a resposta foi: “Eu tive a certeza que foi desviada (a bola) com o braço. Lá no campo…não tenho meios técnicos…”
De elogiar a coragem em admitir que errou, coisa que não é habitual no nosso futebol.
Durante a entrevista, foi-lhe perguntado o que escreveu no relatório acerca do gesto de Paulo Bento e da reacção de Pedro Silva o momento da expulsão. O juiz disse o seguinte: “A situação do Paulo não verifiquei…não a vi. Relativamente ao Pedro Silva, não me apercebi da gravidade desta situação”.
Ou seja, nenhuma das situações é referida no relatório.
Se em relação à do treinador Lagarto, podemos dar o benefício da dúvida (isto apesar de se encontrar muito próximo do 4º árbitro), já em relação a Pedro Silva, custa a engolir. Vê-se perfeitamente o olhar que Lucílio lança ao jogador, no preciso momento em que este lhe dá um encontrão, de forma ostensiva, com o peito.
Estranho é só se falar deste lance…se foi este lance que influenciou directamente o resultado (devido ao golo daí resultante), outros houve que, a ser assinalados, influenciariam o decurso do jogo. Nomeadamente as expulsões deviam ter acontecido.
Para a comunicação social, parece, no entanto, que o único erro foi o do penalty assinalado…
Provavelmente, foi esquecimento…ou simpatia para com Lucílio.

4 comentários:

Vimaranes disse...

Não sei é pior o erro ou as justificações de Lucílio. Senão vejamos:

1. O elemento do trio de arbitragem melhor colocado para analisar o lance diz, segundo Lucílio, que não viu.

2. No momento em que Lucílio assinala a grande penalidade, supõe-se que o mesmo tem a certeza. Se a tem, porque vai ter com o assistente? E se não foi ter com ele e apenas foi chamado, a pergunta que se coloca é, porque um assistente que não vê o lance chama o árbitro? Para lhe dizer que não viu? Em que é que isto o ajudaria?

3. O 2º assistente jamais conseguiria ver o que quer que seja, está ainda em pior posição que Lucílio e por isso estranha-se e muito que tenha dito que havia motivo para grande penalidade.

4. Dizer que não viu o gesto de Paulo Bento quando está a olhar para ele é surreal e dizer que não se apercebe da gravidade da atitude de Pedro Silva é apenas mais uma prova da sua incompetência, falsidade e cobardia.

5. Este foi o mesmo árbitro que se esqueceu de expulsar ainda Polga, Derlei, Reyes e Luisão. Sem que quanto ao espanhol, e tendo em conta que a sua camisola alegadamente tinha uma frase e que isso é impedido por lei, pode estar aqui mais um erro.

6. Lucílio é mau árbitro. Um dos piores deste país. O mesmo que, há um ano, em pleno estádio do Bessa não viu 3!!! grandes penalidades contra o Boavista num jogo com o Vitória. E num célebre jogo Porto Sporting, não viu 4 a favor do Porto. Ontem, viu um com enorme facilidade.
Mas nem foi por ser o Benfica. É apenas porque Lucílio não aguenta a pressão e obedece a quem manda. Ontem mandaram fazer o que fez. Ele cumpriu. Um valente menino de recados.

Apesar de tudo, e porque é justo. Os parabéns ao teu Benfica, aos jogadores porque se limitaram a aproveitar o erro de Lucílio e não tiveram culpa do mesmo.

slbaddicted disse...

Caro Vimaranes, no post limitei-me a citar partes da entrevista que vi na SIC.
Se concordo com elas?
Claro que não.
Pode não ser perceptível, mas a minha opinião é que este árbitro não tem capacidade para dirigir qualquer encontro das Ligas profissionais.
Quanto às expulsões de Reyes e Luisão a que te referes, não tenho presente nenhuma imagem que me permita julgar isso. Não me recordo de ver situações de jogo que o justificassem…se te referes a um segundo amarelo, no caso do Reyes, aquando da comemoração do golo, recordo-te que ele não chegou a tirar a camisola de jogo, não havendo, por isso lugar a sanção disciplinar.
Quanto à alegada frase que o mesmo Reyes poderia ter na camisola interior (que não se vê em nenhuma imagem televisiva, mas aceito que tivesse), constitui uma infracção às regras de jogo, mas nunca punível pela equipa de arbitragem e sim pela entidade responsável pela organização da competição em causa (LPFP, neste caso).
Se é ou não um menino de recados, quanto a isso, não me posso pronunciar. E mesmo achando que a atitude dele e do(s) auxiliar(es) foi tudo menos normal, parece-me um pouco precipitado dizer que alguém o mandou fazer o que fez.
Obrigado pelas felicitações.
Abraço.

Vimaranes disse...

Não, não é disso que falo.

31 min - Joelhada de Luisão a Derlei. Vermelho por mostrar

41 mim Entrada violenta de Reyes viu amarelo sobre Rochemback. Vermelho por mostrar.

slbaddicted disse...

Caro Vimaranes, em relação ao lance de Luisão, que no teu entender daria direito a cartão vermelho, não tenho forma de rever o lance, por isso, resta-me acreditar no juizo que fazes do lance.
No segundo caso, a entrada de Reyes sobre Rochemback, vi hoje mesmo uma fotografia do lance, e sou obrigado a concordar. Devia ter sido exibido o cartão vermelho e aplicado um castigo exemplar ao jogador do Benfica.
Este é o tipo de entradas que têm que acabar, e para que isso aconteça, devem ser punidas severamente por quem de direito.
Seja jogador do Benfica ou do Carcavelos, este tipo de entradas, bem como entradas por trás ou de sola da bota na frente, devem ter punição exemplar. E não estou a falar de um ou dois jogos de castigo...mas muitos mais, além de uma multa de valores bem mais elevados que os practicados (que diga-se, tendo em vista os ordenados dos jogadores, são no mínimo irrisórios).
Assim, peço desculpa por não ter feito qualquer referência a estes lances, e obrigado pela correcção.
Abraço.